domingo, 21 de março de 2010

Arborismo ou arvorismo???

Breve História do Arvorismo


Os biólogos desenvolveram algumas formas de ter acesso para pesquisar o ecossistema da parte alta de matas e florestas, o Arborismo é uma delas. O termo Arborismo faz menção à prática de cuidados, de estudos e pesquisas de árvores incluindo suas copas. Já o termo Arvorismo faz referência à prática de lazer nas árvores.

                  

 O Arborismo surgiu de fato nos anos 80 e utilizando-se dos equipamentos e técnicas alpina e verticais, mais estrutura de plataformas, pontes, tirolesas e cabos aéreo no alto das árvores, porém não em suas copas, biólogos conseguem acesso necessário para suas pesquisas. Os pesquisadores iniciaram esta prática tanto na Amazônia quanto nas florestas da América Central.

O Arvorismo surge como opção de lazer em contato com a natureza e não tem nada de esporte nesta atividade, podendo ser contemplativo ou acrobático. O circuito contemplativo é formado apenas por pontes pênsil, é mais simples do que o arborismo e o indivíduo não necessariamente se utiliza de equipamento de segurança tendo como objetivo a distração, observação e contemplação do ecossistema. A Costa Rica viu nesta modalidade um filão para explorar o ecoturismo. Possui o maior circuito do munto e foi um dos pioneiros. O circuito acrobático surgiu da mistura do Arborismo e de obstáculos de treinamento das forças armadas (adaptado em seu grau de exigência, para o lazer) utiliza pistas que podem explorar a emoção, o medo, o equilíbrio, a superação de limites, o companheirismo (quando feito em grupo), confiança e auto-confiança, avaliação de risco, etc.

É obrigatório o uso de equipamento de segurança .Por estes fatores, empresas buscam o circuito acrobático para realizar treinamento com seus funcionários, visando diversos aspectos para melhoria de desempenho do grupo. Nessa modalidade vários países reclamam sua paternidade, Inglaterra, França, Espanha, USA, Costa Rica, mas a França e a Nova Zelândia estão na vanguarda e idealizaram a atividade, não com conotação esportiva, mas como uma atividade de lazer eco turística.

O primeiro percurso implantado no Brasil, sobre postes de madeira foi em 2001, em Brotas. Em Brasília e entorno surgiu 2 anos depois. O primeiro arvorismo foi montado em árvores do pátio do colégio Makenzie em junho de 2003 para um evento que durou alguns dias, depois foi retirado. A Chapada Imperial e a Pousada dos Angicos foram as primeiras a montarem um circuito fixo no DF.

LAERTE CARDOSO..


Já a alguns tempos, venho tentando subir em Jequitibá que existe perto de minha casa. Na região de uma cidade vizinha da minha. Moro em Alfenas MG e a arvore é em Serrania MG a 20km.

A arvore tem + ou – 35 MT.

Meu meio de transporte é uma bicicleta, eu ponho uns alforjes, e La levo meus equipamentos. Eu já fui com meus equipamentos de montanhismo na base dela uma vês, levei também um estilingue com uma passa de metal para arremessar em um galho, consegui, mas a linha de náilon era muito fraca e estourou.

Eu só posso ir até ela só nos finais de semana, e não tenho tido muita sorte, pois tem chovido quase todos os finais de semana, e os equipamentos são muito pesados para ficar carregando de bobeira assim, sem falar que os ascensores “um equipamento de subir em cordas” não são meus.

Mas tenho esperança de subir esta arvore nesta próxima semana!!!





esportes radicais taturana
ou
Emilio Ayer Esportes aventura

 no Google!









                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário