quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

história da Escalada

O que é a Escalada


A escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores fazem da Escalada um esporte apaixonante.



Para quem pensa que o esporte se resume a "homens-aranha" que ficam escalando grandes arranha-céus pelo mundo, está enganado. A escalada é muito mais importante que isso, e quem pratica quer antes de tudo desenvolver uma atividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia.



O atleta da escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está em uma cadeia de famosas montanhas européias ou na parede de uma academia.




Um dos principais atrativos da escalada é o fato de ela poder ser praticada em qualquer cidade, bastando para isso uma parede em qualquer academia. Hoje já é muito difundida a prática da Escalada nos grandes centros.



Para o diretor técnico da Associação Paulista de Escalada Esportiva, Tom Papi, o crescimento do esporte se deu principalmente por esse motivo. "Hoje qualquer um pode praticar a escalada com toda a segurança em clubes e academias, nas principais cidades brasileiras".



. História da Escalada

A história da escalada esportiva começou em um rigoroso inverno ucraniano. Foi nos anos 70 que um ucraniano teve a idéia de durante a fase mais fria do ano pendurar pedras em sua parede para que pudesse treinar. A idéia foi tão boa que logo todos os outros escaladores locais copiaram a idéia. Surgia aí a escalada esportiva.



Em 1985, na Itália, foi realizado o primeiro campeonato mundial. Que teve como obstáculo uma parede natural. Em 1987, pela primeira vez um campeonato foi realizado em uma parede artificial.




A copa do mundo de Escalada Esportiva foi criada em 1990. E, dois anos mais tarde, na Olimpíada de Barcelona, finalmente veio a consagração do esporte, quando foi praticado como demonstração.



No Brasil o esporte começou a ser praticado no final da década de 80. O grande divisor de águas no país foi a realização, em 1989, do I Campeonato Sul Americano de escalada Esportiva, em Curitiba. A partir daí novos atletas e patrocinadores passaram a apoiar e a praticar o esporte.

Como são as competições de Escalada

A escalada esportiva divide-se em três categorias distintas. São elas: Escalada de Boulder, de Dificuldade e de Velocidade. A escalada de boulder é praticada geralmente em estruturas que não possuem mais que 5 metros de altura, ou que não precisam da aplicação de nenhum sistema de segurança contra quedas.



A escalada de dificuldade já é realizada em estruturas mais complexas que podem atingir até 25 metros de altura. Nesta modalidade o objetivo do escalador é alcançar o ponto mais alto da estrutura fazendo movimentos acrobáticos e de extrema dificuldade.



E por último tem a Escalada de velocidade, que consiste praticamente nos mesmos moldes da escalada de dificuldade, porém com rotas mais simples e o objetivo é chegar ao ponto mais alto no menor tempo possível.

Equipamentos de Escalada



Os equipamentos básicos para a prática da escalada são: cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos.



A segurança do esporte é um dos quesitos mais importantes, que atrai um grande número de praticantes. E as cordas têm exatamente essa função, já que sem elas os tombos são inevitáveis.



Para transpor os obstáculos a utilização de uma sapatilha especial pode facilitar muito sua vida. Ela tem o formato ideal para propiciar maior equilíbrio e segurança.



O pó de magnésio é esfregado na mão e aumenta o atrito com a parede. Dessa maneira fica mais difícil escorregar.



Por último tem o capacete que é o item de segurança mais comum nos esportes radicais. A sua função e importância todos conhecem, portanto nunca esqueça de utilizá-lo.



Segundo o diretor técnico da Associação Paulista de Escalada Esportiva, Tom Papi, esses equipamentos são fundamentais. "Como todo esporte radical a escalada oferece riscos. Porém, com a utilização de todos os equipamentos de segurança esse risco cai praticamente a zero".

Dicas e curiosidades sobre a Escalada

A escalada esportiva pode ser realizada dentro de casa. É isso mesmo. Muitos atletas utilizam as paredes de casa para treinamento, buscando se aperfeiçoar a todo o momento.



A parede de escalada foi criada por um ucraniano que não queria deixar de escalar durante o rigoroso inverno do país e resolveu colocar pedras na parede. A idéia foi um sucesso.



Nas principais cidades do país já podem ser encontradas academias e clubes com paredes de escalada.

Quem pode praticar a Escalada

A escalada esportiva é considerada uma atividade completa, pois agrupa vários aspectos importantes para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Por requerer uma preparação física e técnica do praticante, se torna uma ótima maneira de manter o preparo físico e cuidar da saúde.



Mas não é um esporte puramente físico, muito pelo contrário. A escalada exige dos praticantes um raciocínio rápido e muita inteligência na hora de escolher o melhor caminho.



É importante que antes de procurar praticar a escalada, assim como qualquer outro esporte, que você faça um exame médico e veja suas reais condições.

Onde praticar a Escalada



A escalada esportiva pode ser praticada em qualquer local que possua uma parede de alpinismo. No Brasil a atividade está bastante difundida. Nas principais cidades já existem academias e clubes que oferecem toda estrutura para a prática do esporte.




"Esse crescimento no número de locais que possuem uma parede de alpinismo aumentou, em muito, o número de praticantes", disse o diretor técnico da Associação Paulista de Escalada Esportiva, Tom Papi.



A natureza oferece lindas paisagens naturais. Só que para fazer esse tipo de escalada você precisará da ajuda de profissionais experientes, que tenham um bom conhecimento do local a ser explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário